A Manutenção Preventiva garante mais segurança na estrada

A MANUTENÇÃO PREVENTIVA GARANTE MAIS SEGURANÇA NO TRÂNSITO?

 

A segurança no trânsito diz respeito a uma série de medidas preventivas, envolvendo piões, condutores e ciclistas, que têm por objetivo aumentar a segurança das pessoas, evitar acidentes e preservar a vida. Tal conceito está ligado a práticas de condução defensiva -  evitar ultrapassagens perigosas, sinalizar todas as manobras, respeitar os sinais de transito  -  às leis de trânsito, andar no limite de velocidade, utilizar capacete, etc e o cuidado com o estado de conservação do carro.

Quem não gosta num feriado ou nas férias, para fugir da rotina, relaxar e se divertir, ou mesmo visitar parentes que moram  noutra cidade? Mas para rodar tranquilo, além de uma condução segura e muita atenção, você sabe que precisa ter um carro confiável, que não nos deixe ficar mal correto?  Pois é aqui entra a manutenção preventiva, que nada mais é que o conjunto de ações, tomadas antecipadamente, para diminuir as possibilidades de falhas mecânicas e acidentes. Sem sombra de dúvidas, esse é o melhor caminho para sempre contar com um veículo bem cuidado, reduzir sua depreciação e garantir que ele rode em segurança.

Quer saber mais sobre o tema, compreender de vez sua importância e verificar quais são os principais itens mecânicos que não devem ficar de fora de uma revisão? Continue a leitura e fique por dentro. Neste texto falaremos também sobre a importância da manutenção preventiva. Aperte os cintos, ajuste os espelhos e boa leitura!

VIAGE 100% SEGURO

Os dados sobre acidentes de trânsito sempre preocuparam as autoridades. De acordo com um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), acidentes de trânsito representam um custo estimado de 1 a 3% do Produto Interno Bruto (PIB). 

  • falta de atenção (30,8%);
  • velocidade incompatível com a via (21,9%);
  •  álcool e condução (não combina) (15,6%);
  • desobediência à sinalização das vias (10%);
  • outras causas (21,7%);

Os números acima diz que, o fator humano tem grande peso nos acidentes registados. Por isso, além das campanhas feitas pelo governo, visando orientação e a prevenção de acidentes, a iniciativa privada também tem adotado medidas para reduzir os índices de acidentes no país.

O envolvimento da sociedade e das autoridades para redução dos números de acidentes é de fundamental importância para que todas as campanhas criadas sejam efetivas. Por alguma razão, sempre temos a impressão que um acidente está longe de acontecer conosco e negligenciamos medidas simples, mas que salvam vidas.

Tenha sempre presente que não acontece só aos outros!

Pensar que aquele pneu usado pode “aguentar” um pouco mais, que não é preciso se preocupar tanto assim com a verificação dos fluídos do carro, o limpa vidros gastos, ou que se consegue  falar ao telefone enquanto conduz. Esses e outros hábitos devem ser varridos de nossa mente, pois nenhum dinheiro/tempo economizado por suprimir as medidas de ação preventiva valem mais que andar em segurança. A vida é muito mais preciosa que os gastos poupados em manutenção.

Além do mais, a manutenção é bem mais barata que a reparação!