(EGR) Exhaust Gas Re-circulation
As atuais exigências legais relativas à redução de emissões poluentes geradas por motores de ciclo diesel, fazem com que seus fabricantes incluam e desenvolvam novas tecnologias ao motor e/ou aos dispositivos de pós tratamento. Nas futuras propostas de legislações, os limites de emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) e de material particulado (MP) para os motores diesel serão cada vez menores. A recirculação dos gases de escape (EGR) para o coletor de admissão é uma tecnologia muito utilizada entre as estratégias de redução de produção de NOx a nível dos cilindros. Apesar de vir sendo estudada há muito tempo, essa é uma técnica que apresenta ainda significativo potencial de aplicação, apesar de, via de regra, aumentar as emissões de MP e, devido à formação excessiva de condensado no sistema, acelerar a degradação dos componentes do motor. Este trabalho, por meio do uso de um arranjo que permite variar a produção de condensado no circuito de recirculação, busca correlacionar as produções de NOx e MP com a quantidade desse condensado presente na admissão do motor. Desta forma, pretende-se averiguar a possibilidade de controlar os parâmetros de recirculação de gases de escape de maneira a satisfazer as futuras exigências das legislações de emissões e ainda evitar a degradação do motor. Os resultados obtidos em diversos ensaios realizados com esse propósito são relacionados neste trabalho e discutidos com o intuito de avaliar o potencial ainda disponível para o dispositivo EGR na redução da produção de gases poluentes emitidos na atmosfera por motores diesel.