Dicas sobre o fumo
O problema está no fumo.
Basicamente, o fumo de um motor Diesel indica que algo está errado.
Um motor Diesel em bom estado não deve produzir nenhum fumo visível pelo escape, na maioria das condições de funcionamento. Um sopro curto de fumo, quando o motor arranca ou é acelerado sob carga pode ser aceitável, devido ao atraso do turbo em conseguir acertar a velocidade de fluxo de ar correspondente ao volume de gasóleo injectado para dentro dos cilindros. Quanto mais moderno for o motor, menos fumo deverá haver, mesmo nestas condições.
O fumo deve ser interpretado como uma indicação de que existe um problema que irá potencialmente reduzir a vida útil do motor ou resultar em custos desnecessários.

Fumo preto (partículas de carbono não queimadas)
É o mais comum emitido pelos motores Diesel. Indica uma combustão pobre e incompleta do combustível, sobrecarga no motor ou um desequilíbrio na relação ar/combustível. O sistema de combustível está a fornecer demasiado combustível ou não há ar limpo (oxigénio) suficiente para a combustão. Possivel formação de crosta e fuligem.
Fumo azul
O fumo azulado indica a existência de óleo na combustão. Ou seja, o motor está a queimar óleo do motor. Pode ainda ser considerado normal haver uma ou duas baforadas ao por o motor a trabalhar. Mais do que isso pode apontar para um problema sério.
Fumo branco
Fumo branco é um sinal de vapor de água a sair pelo escape ou de combustível que tenha sido atomizado, mas não queimado. Este último arde nos olhos. O vapor de água pode estar presente no combustível ou entrar para o cilindro por uma fuga no sistema de refrigeração. Ar no combustível pode também causar fumo branco.
