Dicas sobre o fumo

03/12/2014 12:24

O problema está no fumo.

Basicamente, o fumo de um motor Diesel indica que algo está errado.

 
Os gases de escape de um motor Diesel devem ser incolores. Fumo de qualquer cor é um indício de que o motor não está a funcionar correctamente. 

Um motor Diesel em bom estado não deve produzir nenhum fumo visível pelo escape, na maioria das condições de funcionamento. Um sopro curto de fumo, quando o motor arranca ou é acelerado sob carga pode ser aceitável, devido ao atraso do turbo em conseguir acertar a velocidade de fluxo de ar correspondente ao volume de gasóleo injectado para dentro dos cilindros. Quanto mais moderno for o motor, menos fumo deverá haver, mesmo nestas condições.

O fumo deve ser interpretado como uma indicação de que existe um problema que irá potencialmente reduzir a vida útil do motor ou resultar em custos desnecessários. 

Fumo preto (partículas de carbono não queimadas)  
É o mais comum emitido pelos motores Diesel. Indica uma combustão pobre e incompleta do combustível, sobrecarga no motor ou um desequilíbrio na relação ar/combustível. O sistema de combustível está a fornecer demasiado combustível ou não há ar limpo (oxigénio) suficiente para a combustão. Possivel formação de crosta e fuligem.

Fumo azul 
O fumo azulado indica a existência de óleo na combustão. Ou seja, o motor está a queimar óleo do motor. Pode ainda ser considerado normal haver uma ou duas baforadas ao por o motor a trabalhar. Mais do que isso pode apontar para um problema sério. 

Fumo branco 
Fumo branco é um sinal de vapor de água a sair pelo escape ou de combustível que tenha sido atomizado, mas não queimado. Este último arde nos olhos. O vapor de água pode estar presente no combustível ou entrar para o cilindro por uma fuga no sistema de refrigeração. Ar no combustível pode também causar fumo branco.
 
Aconselhamos passar num dos nossos parceiros mais perto de si e  corrigir o problema. UMA DESCARBONIZAÇÃO melhora a condição do motor mas não resolve o problema.