Já conferiu o estado do seu filtro de partículas?

07/09/2015 14:09

O que é ?

O filtro de partículas diesel (também denominado por FAP ou DPF), é um elemento que faz parte do sistema de escape e que foi concebido para reduzir as emissões de partículas dos motores diesel, com o objectivo de cumprir a norma Euro5, implementada para todos os automóveis novos vendidos a partir de Janeiro de 2011.

Para que serve o filtro de partículas diesel?

As principais funções do filtro de partículas diesel são:

– Filtragem de partículas: acumulação das partículas no próprio filtro, por forma a reduzir as emissões das mesmas.

– Eliminação de partículas: operação cíclica, periódica e automática que não é despoletada pelo condutor, tendo como objectivo incinerar as partículas que se foram acumulando. A esta operação dá-se o nome de Ciclo de Regeneração.

Ciclos de Regeneração

  • Regeneração passiva – A regeneração passiva é feita tipicamente em trajectos longos. Estes trajectos permitem que a temperatura dos gases de escape atinjam valores mais altos e de uma forma natural queimar as partículas que estavam acumuladas no filtro.
  • Regeneração activa – Quando a temperatura dos gases de escape não é suficiente para que a regeneração passiva seja iniciada, a unidade de comando do veículo despoleta a regeneração activa, forçando pós-injecções de combustível, que elevam significativamente a temperatura dos gases de escape, iniciando desta forma o processo de regeneração do filtro de partículas.
    Alguns filtros (por exemplo motores do grupo PSA) requerem ainda a utilização de um aditivo de combustível por forma a facilitar a regeneração do Filtro de Partículas Diesel.

Existe agora uma nova forma de regeneração da FAP utilizando o sistema de descarbonização a hidrogénio MOTOR ENERGY CLEAN. 

Todos os dias em todo o mundo são feitas milhares de descarbonizações com o nosso sistema. Ligue agora 966116966     

Durante o processo de descarbonização é provocado um aumento controlado e seguro da temperatura no circuito de admissão que além de fazer a regeneração da FAP remove ainda outros pontos de carvão no motor do seu automóvel, sem prejudicar qualquer tipo de componente mecânica.

Sem utilizar qualquer tipo de aditivo ou químico agressivo para o seu automóvel, deixe-o como novo devolvendo-lhe a sua performance original.

Não acredite em tudo o que ouve, não acredite em tudo o que lhe dizem, experimente e veja por si mesmo!

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais (RGPD)

Ler mais: https://www.motor-energy-clean.pt/aminhaconta/regulamento-geral-sobre-a-protecao-de-dados-pessoais-rgpd/