Não seja um poluidor, você também conduz atrás!
Conheça os gases poluentes que seu carro emiteTodo mundo está farto de saber que os automóveis, motos, barcos e utilitários e motores de combustão são grandes responsáveis pela emissão de poluentes, especialmente nas grandes cidades. Por outro lado, poucos conhecem os tipos de gases que eles colocam no ar e seus malefícios, tampouco a legislação em vigor para mitigar seus efeitos. Neste post, será feito um breve relato deste assunto tão complexo, de forma descomplicada e de fácil entendimento.
Os principais gases tóxicos emitidos pelos automóveis são:
CO (monóxido de carbono) – é um gás asfixiante. Diminui a oxigenação no sangue, causando tonturas, vertigens e alterações no sistema nervoso central. Uma vez na corrente sanguínea, transforma-se em CO2 e participa de reações fotoquímicas. Agrava problemas cardíacos e respiratórios. Em concentrações muito elevadas, leva à morte.
NOx (Óxidos de nitrogénio) – são gases irritantes. Provocam desconforto respiratório, diminuição da imunidade e alterações celulares. Agrava os problemas respiratórios, como alergias, asma e bronquite. A sua emissão é feita maioritariamente por veículos movidos a diesel. Sua emissão foi reduzida em mais de 95% desde o início dos controles ambientais.
HC (hidrocarbonetos) – Assim como os óxidos de nitrogénio, provocam irritação nos olhos, nariz, pele e aparelho respiratório. São cancerígenos. Sua emissão é feita pelos motores de combustão.
CH4 (metano) – Apesar de não trazer grandes malefícios ao corpo humano, é um gás estufa. Seu excesso de emissão contribui para o aquecimento global. .
dióxido de carbono ou gás carbónico (CO2) é emitido, principalmente, pelo uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) nas atividades humanas. Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima, o CO2 é o principal "culpado" pelo aquecimento global, sendo o gás de maior emissão (aproximadamente 78%) pelos humanos.
O gás metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica. É abundante em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas, e também pela criação de gado (a pecuária representa 16% das emissões mundiais de gases de efeito estufa) e cultivo de arroz. Também é resultado da produção e distribuição de combustíveis fósseis (gás, petróleo e carvão). Se comparado ao CO2, também é mais perigoso: o metano é mais eficiente na captura de radiação do que o CO2. O impacto comparativo de CH4 sobre a mudança climática é mais de 20 vezes maior do que o CO2, isto é, 1 unidade de metano equivale a 20 unidades de CO2. (fonte: (OECO)
CHO (aldeídos) – Também é um gás irritante e provoca os mesmos efeitos do HC e NOx, e também é cancerígeno. Pelo fato de sua emissão ser menor que a dos demais poluentes, foi reduzida em 70% desde o início do programa de emissões veiculares. Aparece em ambos os ciclos de combustão.
MP (material particulado) – é a famosa fumaça, a qual aparece principalmente nos motores diesel. Além de causarem grandes danos ao sistema respiratório, pois ficam retidas nos alvéolos pulmonares, causando grande irritação e desconforto, também contribuem para agravar o efeito estufa.
CO2 (dióxido de carbono) – Assim como o metano, não é tão prejudicial à saúde... CO2 é prejudicial sim, pois ele se liga a hemácia nao deixando que o oxigénio se ligue a ele causando uma hipóxia (seria uma asfixia dos seus órgaos), por isso causa enjoo, vômito, dor de cabeça...etc
Quando se tem uma intoxicação por Dióxido de Carbono, o paciente é levado pro hospital, e lá são tratados com inalação de altas dosagens de O2 (oxigénio).
Mas, se nao for em altas concentrações, o seu corpo dá conta de compensar tudo o que o CO2 causou... Por exemplo, aumentar sua frequencia respiratória, etc...
abraços!
..., mas é o principal causador do efeito estufa, por ser o gás emitido em maior quantidade. Do ponto de vista da engenharia de motores, um aumento em seu volume costuma ser visto como algo positivo, pois ele é resultado de combustão completa, ou seja, o motor está trabalhando de maneira eficiente. A melhor forma de reduzir sua emissão reside na redução de consumo de combustiveis.