TROCA DE COMBUSTIVEL
Enganei-me no combustível! O que vai acontecer ao carro?
Um tema controverso! Para uns mesmo (profissionais) é uma tragédia, para outros é coisa simples.
Gasóleo num carro a gasolina? Não tem problema! Gasolina num carro a diesel? Não tem problema!
Gasóleo num carro a gasolina? Uff.. problema sério! Gasolina num carro a diesel? Uff.. problema sério!
1 – Notei quando pousei a mangueira – Ainda bem. Esta é a situação mais fácil de resolver. Não ligue o carro. Esse combustível ainda está no depósito e se fizer tudo bem não vai haver problema. Informe o funcionário do posto, que poderá ajudá-lo, principalmente se a estação for daquelas que ainda têm oficina. Retire o combustível do depósito, aspire para garantir que ele fica completamente vazio, e volte a reabastecer com o combustível correto.
2 – Notei com o carro em funcionamento – O seu motor vai começar a funcionar mal em menos de um minuto. Não espere que passe e pare imediatamente. A gasolina e o gasóleo têm modos diferentes de fornecerem energia, e cada motor está preparado para lidar com o combustível específico. Se parar imediatamente, os danos poderão não ser tão extensos e a fatura da reparação vai ser mais baixa.
CHAME O REBOQUE E LEVE O CARRO À OFICINA para proceder conforme acima descrito.
Em alguns casos aconteceu assim! Se o seu carro é antigo antes do ano 2000
- Meteu gasóleo num carro a gasolina e o carro começou aos soluços. Voltou a meter gasolina por cima e voltou tudo ao normal, inclusivé nas emissões, não fosse o catalisador ter ficado danificado. No entanto é dificil por gasóleo num carro a gasolina, a pistola é mais larga. Mas acontece mais vezes do que pensamos.
- Ao colocar gasolina num diesel também não existiram problemas de maior, o carro ficou a desenvolver melhor e no final ficou com uma fuga de escape. No entanto quando foram testar as emissões o carro começou a deitar fumo e acabou por ir abaixo. Ao colocarem gasóleo novamente o carro pegou mas fazia alguns barulhos estranhos e deitava um fumo azulado. O carro voltou a ir abaixo, mas depois de algumas tentativas o carro voltou a funcionar normalmente. Conclusão, não é preciso trocar sempre o sistema de alimentação, basta fazer uma limpeza ao tanque e ver o que acontece. SORTE :