Inspeção Automóvel Obrigatório

Vai levar o seu automóvel à inspeção?

Algum deste sinais está aceso no seu painel?

O seu automóvel faz fumo?

Estes e outros sinais são os mais visiveis, no entanto pode haver outros sintomas tais como os descritos mais abaixo a seguir.
Confie nos nossos Serviços, um dos nossos Técnicos fará uma avaliação (diagnóstico) e recomendará o melhor  serviço para que não fique frustado na vistoria.
Manuel: Profissional de mecânica com longos anos de experiência, e depois de vários testes, aconselha e recomenda aos seus clientes e amigos, a fazer a descarbonização HH2 Motor Energy Clean.
 

O que deve fazer antes de levar o carro à inspeção

O momento da Inspeção Periódica Obrigatória, vulgarmente conhecida pela sua sigla IPO, representa numa grande parte dos casos um momento de algum receio pela possibilidade de reprovação ou de alguma anotação que possa ser detetada.

Contudo, um automóvel com manutenção cuidada e boa utilização quotidiana tem menores possibilidades de ser reprovado, podendo até o seu proprietário proceder a uma pequena vistoria caseira que poderá, desde logo, antecipar algumas circunstâncias menos positivas.

Por um lado, é natural que alguns pequenos sintomas de mau estado se tornem ‘invisíveis’ ao condutor, uma vez que há a tendência de se descurarem algumas situações decorrentes da sua habituação ao veículo.

No entanto, casos em que exista um desalinhamento evidente na direção, travões a chiar ou cheiros queimados tendem a ser indicadores de que algo não está bem e que o mais indicado antes de o levar à inspeção é levá-lo a uma  oficina  ou - entregue-nos essa tarefa - para tentar perceber se alguma das situações por si detetadas são graves e, assim, resolvê-las antecipadamente.

 

QUANDO É QUE DEVE DE IR À INSPECÇÃO PERIODICA OBRIGATÓRIA (IPO)?

Para veículos de passageiros a primeira IPO realiza-se 4 anos após a data da primeira matrícula.  A partir do 4 º ano de idade do carro, deve ser feita a cada 2 anos e os veículos com mais de 8 anos de idade a cada ano.

Para veículos mistos e de mercadorias a primeira IPO realiza-se 2 anos após a 1ª matricula e, em seguida, anualmente.

Obrigatoriedade da inspecção: nos 3 meses anteriores à data da matrícula inicial, tendo como limite o dia do mês correspondente à matrícula.

 

OS ELEMENTOS A SEREM CONTROLADOS:

  • A identificação do veículo (matrícula e número de chassis)
  • Travões (travão de serviço, travão de emergência, travão de estacionamento)
  • A direcção
  • A visibilidade (vidros, espelhos, limpa pára-brisas, etc.)
  • Iluminação (luzes de presença, médios e máximos, mudança de direcção, stop, travagem, marcha atrás, chapa de matrícula, nevoeiro e reflectores)
  • Os eixos, rodas, pneus e suspensão
  • O chassis e a carroçaria
  • O ponteiro de velocidade

 

Segurança: Travão, rótulas, suspensão dianteira e traseira, pneus, direcção, iluminação, reserva de combustível.

Carroçaria: Portas, capô e pára-brisas.

Equipamento: assentos, cintos, buzina, espelhos, triângulo de sinalização, colete reflector.

 

Centro Descarbonização HH2 Motor Energy Clean AGUAS SANTAS faz um check up gratuito antes da inspecção do seu automóvel, onde um dos nossos técnicos especializados, realizará um diagnóstico dos principais elementos de segurança.