BATERIA cuidados a ter

Limpar os terminais da bateria

Os terminais da sua bateria são o elo de ligação entre as reações químicas no interior deste componente e os cabos que transportam a energia para alimentar os restantes componentes do carro, e como são a parte da bateria mais exposta às condições ambientes acabam por sofrer um maior desgaste. Existem várias formas de limpar os polos, e para isso apenas precisará de uma escova de aço, água destilada e bicarbonato de sódio.

O processo é bastante simples: misture o bicarbonato de sódio com a água destilada, cerca de 3 colheres de sopa de bicarbonato para uma de água, e mexa até ficar com uma pasta. De seguida desligue a bateria, começando pelo polo negativo e depois pelo positivo com cuidado para não lhes tocar diretamente (note que a cor vermelha ou sinal (+) correspondem ao polo positivo. A cor preta ou sinal (-) correspondem ao polo negativo). Por fim, coloque um pouco da mistura nos terminais com muito cuidado e raspe com a escova de aço para tirar a sujidade.

3. Lubrificar os polos - 

Resurs MC1710 - Pasta lubrificante anti-corrusão e oxidação

Massa  Mc 1710 para terminas de batería

Lubrificar os polos da bateria é mais um dos cuidados que deve ter com a manutenção da bateria do carro. Como os terminais estão mais sujeitos às condições climatéricas e acabam por lidar com várias transferências e dissipações de energia, estão também sujeitos ao intenso calor provocado por estas e ao frio intenso que por vezes se faz sentir.

Lubrificar os polos vai permitir de certo modo isolar a sua bateria de todo os fatores exteriores e fazer assim com que não haja tanta influência de outros fatores na condição da bateria do seu carro. Deve comprar um bom óleo lubrificante (resurs Mc 1710) e colocar no polo positivo e negativo da bateria do seu carro pelo menos uma vez a cada mês.

4. Verificar a voltagem

Deve efetuar com regularidade testes à bateria do seu carro, ligando os polos positivo e negativo a um voltímetro. Caso o resultado da leitura seja inferior a 12V, a sua bateria não está em condições de alimentar a parte eléctrica do seu carro, e mais tarde ou mais cedo não lhe permitirá sequer ligar a ignição para pôr o carro a trabalhar.

 
 

Caso a voltagem da bateria seja inferior a 12V, deve verificar se os polos estão corroídos, se existe ferrugem ou se os terminais não estão bem ligados.

5. Conduza com frequência

Ficar com o carro imobilizado durante largos períodos de tempo será o maior inimigo para a sua bateria. Fazer uma correta manutenção da bateria do carro engloba conduzir com alguma periodicidade o carro. Se for de férias ou souber que não vai utilizar o carro pelo menos durante uma semana, deve desconectar os terminais da bateria, deste modo ela não se consumirá. Já sabe, comece pelo polo negativo, e depois o positivo. A ordem é importante.

6. Evite ligar o carro com luzes, rádio e AC em funcionamento

Se tem por hábito ouvir música dentro do carro sem o motor estar em funcionamento, então saiba que este vício poderá por um ponto final prematuro à vida útil da sua bateria. O mesmo se aplica se é uma daquelas pessoas que no verão gosta de se refrescar com o ar condicionado do carro enquanto este está desligado. A bateria de um carro foi projetada para armazenar apenas a potência necessária para o motor arrancar, e obrigar a bateria a “trabalhos extra” não o deixará prolongar a vida deste componente tanto quanto gostaria.

 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais (RGPD)

Ler mais: https://www.motor-energy-clean.pt/aminhaconta/regulamento-geral-sobre-a-protecao-de-dados-pessoais-rgpd/

Destaques

Contactos

HH2 Motor Energy clean
Rua Vasco Santana 32
Alfena
4445-232 ALFENA

+351 962501253
Estamos no watsup

COPYRIGHT © HH2 Motor Energy Clean

Desenvolvido por HH2 Motor Energy Clean