Dono do Carro - Categoria: Revisão

                               
5 minutos para ler

O seu carro ficou muito tempo parado? Que cuidados deve ter?

Durante a pandemia de COVID-19 muita coisa mudou, já que na quarentena a orientação é de permanecer em casa e por isso não há tanto motivo para utilizar os veículos com tanta frequência. Até mesmo com a retomada de alguns serviços, muitos profissionais adotaram o home office por um tempo prolongado e até em definitivo, fazendo com que os veículos fiquem parados com maior frequência nas garagens. Porém, isso não significa que não é necessário revisa-los de vez em quando. E os procedimentos de manutenção do carro nestas circunstâncias também são um pouco diferentes, levando em conta todo este contexto.

Não estamos a falar de higienização interna ou algo do tipo, apesar de sua importância, mas sim da necessidade de ter atenção a outros pontos importantes durante a manutenção de veículos nestas condições. Afinal, mesmo parado, um veículo ainda se pode desgastar e algumas de suas peças podem perder sua efetividade.

Para ajudar você a entender melhor como proceder, vamos explicar a importância da manutenção do carro que ficou parado por um tempo. Acompanhe!

Ao contrário do senso comum, um carro parado não necessariamente vai durar mais do que um que teve uso. Deixar um carro parado pode reduzir sua vida útil. Isso acontece porque, enquanto ele não está circulando, muitos materiais e peças continuam sofrendo deterioração. Além disso, se o motor não é utilizado por muito tempo, é mais difícil fazê-lo funcionar apropriadamente.

Os primeiros sinais negativos costumam aparecer pouco depois de um mês com o carro parado. No decorrer do tempo, a situação pode se agravar e, para prevenir problemas e propiciar mais segurança na direção, a manutenção do carro se torna essencial.

Quais são os pontos de atenção na manutenção do carro que ficou parado?

O mais importante é saber com o que se preocupar para uma manutenção preventiva ou revisão. Especialmente por que, mesmo com seu uso reduzido, várias partes do veículo podem continuar com desgaste e precisar de substituição ou reparos.

Para isso, criamos uma checklist com 6 itens que você deve se atentar. Confira!

1. Bateria

Em utilização normal, uma bateria pode durar entre 2 e 3 anos, o que é mais que suficiente. Porém, caso o veículo fique parado por muito tempo, ela pode começar a perder carga mais rapidamente de forma passiva, e ficar inutilizável em menos de um ano. Um prazo curto demais para uma peça de valor tão alto.

2. Sistema de alimentação de combustível

O sistema de alimentação de combustível pode sofrer impactos quando o carro fica parado por um período significativo. O combustível comum, ao envelhecer, pode soltar resíduos que podem se fixar em diferentes partes do sistema, prejudicando o fluxo e, em alguns casos, causando entupimentos.

É importante ligar o carro uma vez por semana por aproximadamente 20 minutos, porém sempre em áreas externas para evitar qualquer risco de envenenamento pelos gases de escapamento.

3. Pneus

Outro componente indispensável para a locomoção do veículo e sua segurança é um bom conjunto de pneus. Após um período longo na mesma posição, eles podem perder pressão e deformar. Por isso, é importante verificar a pressão e o estado geral dos pneus na manutenção do carro.

Também é importante calibrar os pneus antes de deixar o carro em parada prolongada. Essa calibragem deve ser feita conforme a orientação do fabricante.

4. Fluidos

Também é de suma importância atentar aos fluidos na hora da revisão do carro.

Óleo lubrificante (motor e transmissão)

Embora o óleo lubrificante não se contamine no período em que o carro fica parado, sua composição pode ser alterada, sendo importante verificar o nível de óleo no sistema. Ainda, é importante atentar à data de vencimento do fluido e providenciar sua substituição se for o caso.

Fluido dos freios 

O fluido do sistema de acionamento hidráulico dos freios pode sofrer alterações devido à absorção de água por meio da umidade ambiente. Portanto, é essencial verificar o correto funcionamento dos freios, além de observar a validade do óleo.

5. Correias

Sendo parte do sistema de sincronismo do motor, é vital que as correias estejam sempre bem conservadas. Elas se desgastam naturalmente com o tempo, ficando ressecadas e mais frágeis. É importante que elas sejam revisadas com frequência neste período.

6. Filtros de ar, combustível e óleo

Os filtros do carro são usados para manter seus sistemas limpos e melhorar seu funcionamento ao longo do tempo. O de ar impede o acúmulo de sujeira no motor, o de combustível evita entupimentos e o de óleo facilita a lubrificação automotiva. Todos estes são indispensáveis para a longevidade do veículo.

Além de trocar os filtros ao término de sua vida útil ou quando estiverem danificados, conforme indicado pelo fabricante, é fundamental realizar uma limpeza adequada desses componentes, a fim de prevenir danos. Isso evita uma substituição prematura, o que é sempre um ponto positivo.

Tenha em mente que, mesmo depois do período de pandemia, este checklist ainda deve receber atenção. Afinal, a manutenção do veículo é muito importante, esteja ele em constante movimento ou parado por muito tempo.

Quer tirar mais alguma dúvida? Então deixe seu comentário e poderemos ajudar para você atender ainda melhor seus clientes!

 

Mecânica DICAS

EGR

25-03-2021 21:47
Válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation) Como o nome indica, a válvula EGR (válvula de recirculação dos gases de escape) — uma tecnologia que remonta à década de 70 — faz com que uma porção dos gases de escape gerados durante a combustão regressem à câmara de combustão para incinerar as...

TROCA DE COMBUSTIVEL

30-08-2018 15:40
Enganei-me no combustível! O que vai acontecer ao carro?   Um tema controverso! Para uns mesmo (profissionais) é uma tragédia, para outros é coisa simples.   Gasóleo num carro a gasolina? Não tem problema! Gasolina num carro a diesel? Não tem problema!   Gasóleo num carro a...

7 avarias chatas na estrada em viagem

03-05-2018 13:43
Qualquer automobilista que tem a carta há uns tempos já lidou, de certeza, com alguma das avarias mais frequentes em carros. Estas avarias não costumam ser das mais graves, mas são certamente das que mais chateiam as pessoas. Convém conhecer quais as avarias mais comuns, para que possamos...

Danos nas juntas é falso

07-08-2015 15:18
Há quem afirme por ignorância, que a descarbonização feita pelo método HHO causa dano nas juntas devido ao calor produzido por este gás. Tal afirmação é descabida conforme se pode verificar.  A chama do hidrogénio radia pouco.     A realização de descarbonização pelo...

MOTOR COMBUSTÃO INTERNA Benefício HHO

06-08-2015 16:44
Motor Combustão Interna quinta-feira, 6 de Agosto de 2015   Os automóveis foram criados pelo alemão Karl Benz e hoje os seus motores, assim como os de camiões ou autocarros são máquinas térmicas que produzem o movimento através da queima do combustível no seu interior, por isso são chamadas de...

Como poupar combustível

25-06-2015 14:14
  A Pressauto fez um resumo de algumas dicas para poupar combustível e nós deixamo-las aqui para si: 1-Abastecer nos momentos de mais frio; 2-Encher o depósito; 3-Conduzir devagar; 4- Desligar o carro nos momentos oportunos; 5-Ar condicionado só quando estritamente necessário; 6-Evitar cargas...

Oxihidrogénio - o elemento para a limpeza do filtro de partículas

19-05-2015 10:50
  "Uma das características mais desagradáveis dos motores Diesel é a emissão de fumo causada pelas micro partículas de fuligem. Os filtros de partículas são a solução empregue pela indústria para resolver o problema. Mas, na natureza nada se ganha, nada se perde, tudo se transforma...A parte...

Como não deixar o vidro do carro embaciar

18-05-2015 13:51
É um problema muito comum, principalmente no inverno, com a chuva. Mas como nós gostamos de dar umas dicas, aqui fica uma dica a explicar um truque para o vidro do seu carro não embaciar com tanta facilidade!   Use o tradicional papel de cosinha, ou se não tiver... use papel...

Injetores - Velas

20-12-2014 22:08
  Como limpar os injectores  Existem várias maneiras de limpar ou alterar seus injectores e os preços geralmente variam de um a três.       1 - Porque os injectores entopem  Aditivo para a bomba de injeção! cod 9503 150ml...

FAP ou DPF - Filtro de Particulas Diesel

20-12-2014 16:24
FAP - FILTRO DE PARTÍCULAS DIESEL    Limpeza do filtro de partículas: FAP Como evitar o entupimento do filtro de Particulas? Já todos sabem que;  Os filtros de partículas estão equipados na maioria dos carros a diesel atuais. Foram projetados para reduzir a poluição e...
1 | 2 >>